Uma sequência direta, intitulada Super Mario Galaxy 2, foi anunciada na Electronic Entertainment Expo de 2009, cujo lançamento foi confirmado para maio de 2010.
História
Logo após ser convidado para o festival centenário da Princesa Peach para celebrar a passagem do cometa, Bowser realiza um ataque surpresa no Reino dos Cogumelos. Com uma nave gigante, ele arranca o castelo da princesa de sua base e o leva embora. Após uma tentativa frustrada tentar recuperar o castelo, Mario é enviado para o outro lado da galáxia. Ao acordar em um pequeno planeta, Mario conhece Rosalina, guardiã das estrelas Lumas que viaja através do universo no Cometa Observatório. As estrelas do poder são a fonte de energia do observatório, mas o Bowser roubou todas elas, então Mario parte em uma aventura através galáxias do universo para recuperar essas estrelas. Durante a jornada, Mario salva seu irmão Luigi e a brigada do Toad, que o ajudarão em sua aventura.
Após coletar estrelas do poder suficientes, o Observatório da Rosalina tem energia suficiente para se transformar em um cometa e voar até o centro do universo, onde a princesa está sendo feita refém. Chegando lá, Mario descobre que Bowser pretende governar todo o universo com uma arma construida com a energia das estrelas do poder. Mario consegue vencê-lo e liberta a princesa Peach. A arma criada pelo Bowser é destruída, mas se transforma em um super buraco negro que começa a engolir tudo em sua volta como galáxia, o observatório e o castelo da princesa. As Lumas de Rosalina se jogam no buraco negro, se sacrificando para destruí-lo. O buraco negro colapsa e explode em uma supernova. Rosalina aparece e diz ao Mario que as estrelas nunca morrem, elas sempre renascem como novas estrelas.
Finalmente, o Reino Cogumelo é reconstruído, Mario e a princesa celebram a criação da nova galáxia que surgiu no céu.
Jogabilidade
O jogo se passa no espaço, aonde o Mario viaja de galáxia em galáxia para coletar estrelas do poder, que são recebidas ao completar tarefas ou vencer inimigos. Cada galáxia contém alguns planetas e outros lugares para o jogador explorar. O jogo utiliza um novo sistema que permite uma característica nova: cada objeto celestial possui sua própria força gravitacional, que permite ao jogador girar em torno de planetas e planetóides. Apesar do jogo ser basicamente em 3D, existem várias áreas do jogo em que os movimentos do jogador são restritos a duas dimensões.
O ponto de partida do jogo é um observatório, que contém seis cúpulas temáticas que fornecem acesso às 42 galáxias disponíveis no jogo. Quando um jogador começa o jogo, o acesso está disponível apenas para poucas galáxias, entretanto, quanto mais estrelas do poder são coletadas, mais galáxias se tornam disponíveis para o jogador. Algumas galáxias são acessadas por meios especiais, como por exemplo, as criaturas em forma de estrela chamadas Lumas Famintas se transformarão em novas galáxias quando alimentadas com pedaços de estrelas (pequenos objetos coletáveis que servem como armas e moedas de troca no jogo). Essas criaturas também podem aparecer dentro das galáxias e ao serem alimentadas com pedaços de estrelas, elas se transformam em planetóides ou outros objetos espaciais contendo quebra-cabeças ou desafios que, ao serem vencidos, fornecem Estrelas do poder ao Mário. Quando consegue-se coletar 120 estrelas do poder, pode-se jogar novamente com o irmão do Mário, o Luigi. A jogabilidade é levemente diferente quando se joga com o Luigi, algums obstáculos podem ser mais difíceis e outros mais fáceis para passar. Assim que se coleta 120 estrelas do poder com os dois jogadores, o jogador é premiado com um novo desafio para o Mario e o Luigi. Ao vencer cada um desses desafios, o jogador recebe uma nova figura comemorativa que pode ser exportada para o Wii.
Existem cinco cometas que aparecem aleatoriamente no jogo (Speedy, Daredevil, Cosmic, Fast Foe e Purple). Quando um deles entra na órbita de uma galáxia, um desafio especial é iniciado que leva a uma estrela do poder extra. O cometa Speedy desafia o jogador a refazer um episódio modificando o tempo limite. O cometa Daredevil pede ao jogador refazer uma parte de uma fase com a energia de vida do Mário reduzida a apenas uma unidade, ou seja, o jogador precisa completar o objetivo sem sofrer nenhum dano.
O cometa Cosmic coloca o jogador em uma corrida contra um Doppelgänger por uma estrela do poder. O cometa Fast Foe faz o inimigos em uma galáxia ficarem com o dobro da velocidade. O cometa Purple, que surge apenas após ter completado metade do jogo, oferece a possibilidade de se coletar cem moedas roxas numa área das 15 galáxias de seis estrelas, algumas vezes com um limite de tempo.
Controles
O jogador utiliza o Nunchuk e o Wiimote para controlar o personagem. Os movimentos do Mario foram trazidos do Super Mario 64 e a esses foram acrescentados novos movimentos, como por exempo, coletar os pedaços de estrelas que são utilizados deixar inimigos tontos (ao serem atirados neles). A diferença entre o Mario e o Luigi é que o Luigi possui melhor habilidades de pular, mas menos traçao.
Logo no início do jogo, jogador recebe uma nova habilidade chamada de técnica de giro, que já apareceu em jogos anteriores do Mário. Em Super Mario Galaxy, essa técnica é bastante importante, sendo utilizada para atacar inimigos, quebrar objetos, acionar equipamentos capazes de lançar o Mário a grandes distâncias, dentre outras funções. Outras funções do Wiimote ficam disponíveis para fases menores, como por exemplo surfar uma arraia gigante ou se equilibrar em cima de uma bola gigante enquanto ela rola sobre obstáculos.
Power-ups e Vidas
Super Mario Galaxy possui power-ups inéditos em relação aos jogos anteriores fornecendo ao Mario roupas especiais e novas habilidades. Entre os power-ups, pode-se destacar os seguintes:
Cogumelo | Imagem | Descrição |
---|---|---|
Bee | Transforma Mario em Bee Mario que faz ele voar como uma abelha por alguns segundos, além de engatinhar na vertical, se agarrando em "Honeycombs". Ele perde o poder quando se molha. | |
Boo | Mushroom que transforma Mario em Boo Mario, permitindo que atravesse paredes e grades. Ele perde o poder quando fica sobre a luz ou toca em outros Boos inimigos. | |
Life | Aumenta a vida de Mario de três para seis, permitindo que ele seja atingido mais vezes pelo inimigos antes de perder uma vida. | |
Spring | Coloca Mario dentro de uma mola e faz com que salte mais alto. Ele perde o poder quando encosta na água ou em uma Launch Star (estrela que faz Mario ir para outros planetas da galáxia). |
Flor | Imagem | Descrição |
---|---|---|
Fire | Como o nome indica, é a clássica transformação de Mario, que permite lançar bolas de fogo aos seus inimigos. | |
Ice | Permite que Mario ande sobre a água e a lava, além de congelar canos vazantes e tranformá-los em plataforma. |
Estrela | Imagem | Descrição |
---|---|---|
Rainbow | Dá invencibilidade a Mario durante um certo período de tempo. | |
Red | Faz com que Mario consiga voar pelo espaço, à semelhança da Wing Cap de Super Mario 64. |
A energia do Mario consiste em uma barra de energia de três partes que diminui a cada contato com inimigos e objetos que o machucam. Quando está nadando, o Mario tem que segurar a respiração, caso ele fique sem ar, sua energia diminui rapidamente. Se a barra de energiar ficar vazia, o jogador perde uma vida e volta para o último ponto aonde o jogo foi salvo. O Mario também pode perder uma vida instantaneamente em alguns casos, como por exemplo: ser engolido por areia movediça, cair em buracos negros, escapar da gravidade de um planeta e se perder pelo espaço, ser esmagado entre objetos, dentre outros.
O jogador pode obter vidas extras coletando o cogumelo de vida, cinquenta pedaços de estrela ou 50 moedas numa mesma fase. As Lumas famintas azuis também podem trocar 30 pedaços de estrelas por um cogumelo de vida em algumas galáxias, normalmente antes de enfrentar um chefe.
Multijogadores
Super Mario Galaxy tem uma opção cooperativa de dois jogadores chamado modo co-star, na qual um dos jogadores controla o Mario e o outro controla um segundo indicador na tela para coletar os pedaços de estrela e jogar nos inimigos e não há restrições para o segundo jogador atirar pedaços de estrelas em seus inimigos. O segundo jogador também pode fazer o Mario pular ou aumentar a altura do pulo se os dois jogadores apertarem o botão A ao mesmo tempo. O segundo jogador não precisa de um Nunchuk para jogar.
Segredos e Dicas
- Desbloquear o Luigi no Super Mario Galaxy
1. Pegue todas as 120 Stars (Estrelas)
2. Depois você deve retornar para Rosalina Comet Observatory e lute com Bowser de novo
3. Após os créditos uma mensagem irá surgir dizendo que você desbloqueou o Luigi
- Desbloqueie a Grand Finale Galaxy (Galáxia Grand Finale)
1. Pegue todas as 120 stars com AMBOS Mario e Luigi
2. Destrua Bowser com o Luigi uma segunda vez
3. Após os créditos, uma mensagem vai aparecer dizendo que você desbloqueou a Grand Finale Galaxy
OBS: A Grand Finale Galaxy está localizada no planeta onde estão as trial Galaxies.
OBS 2: Esta Galáxia pode ser completada com ambos Mario e Luigi.
Easy StarBits (StarBits Fácil)
1. Vá para a segunda Galáxia fora das domes, daí escolha a única missão
2. Pegue todas as StarBits, quando estiver perto do final caia dentro do buraco negro
3. Repita isso até você ter pego todas as StarBits que queria
4. Pegue a estrela e termine a fase
OBS: Você deve ter muita vida, se não tiver não se preocupe, a cada 50 StarBits que você pega, você ganha uma vida extra
Abra a Biblioteca da Rosalina (Rosalina’s Library)
1. Desbloqueie a Fountain Dome
2. Destrua o Reator do Bowser (Bowser’s Reactor)
3. Traga de volta a segunda Grand Star
4. Vá escutar a história da Rosalina
Videos
Gameplay
Ending
REFERÊNCIAS DESTA POSTAGEM:
http://littleangelsdomain.blogspot.com/2010/12/referencias-deste-site.html
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