Atari 2600 foi um video game projetado por Jay Miner e lançado em 1977 nos Estados Unidos e em 1983 no Brasil. Considerado um símbolo cultural dos anos 80, foi um fenômeno de vendas no Brasil entre os anos de 1984 a 1986 e seus jogos permanecem na memória de muitos que viveram a juventude nesta época.
O 2600 foi projetado para processar jogos estilo Pong, ou seja, um jogador à direita e o outro à esquerda da tela, com a inovação de poder atirar projéteis, em vez de apenas rebater uma bola. Mais precisamente, o Atari foi projetado para rodar o seu primeiro jogo: Combat. O Atari 2600 pode processar cinco tipos de objetos, sendo apenas dois "sprites" e três objetos simples de um bit (um pixel). Os sprites são chamados de Player0 Missile Grafic e Player1 Missile Grafic (o termo sprite ainda não existia).
Os objetos de um bit são chamados Missile 0, Missile 1 e Ball. Como sugere o nome, os objetos "missil" servem como projéteis para serem atirados contra os jogadores, e o objeto ball é um objeto neutro, provavelmente um resquício do Pong. Mas o grande segredo do sucesso do 2600 é a possibilidade de muitos truques, que permitiram criar uma grande quantidade de jogos muito além do estilo pong.
JOGOS:
ASTEROIDS:
Asteroids é um jogo de arcade com gráficos vetoriais muito popular lançado em 1981 pela Atari. O objetivo do jogo é destruir asteróides sem se deixar ser atingido por seus fragmentos.
ENDURO:
Enduro é um jogo de video game produzido pela Activision em 1983 para o console Atari 2600. Foi um dos últimos sucessos do Atari antes da crise na indústria eletrônica entre 1983 e 1984.
O jogador controla um carro, algo semelhante a um Fórmula 1 visto de trás, e deve manobrar um carro de corrida no National Enduro, uma corrida de resistência de longa distância, cujo percurso era aleatório. O objetivo da corrida é passar uma certa quantidade de carros a cada dia, para permitir ao jogador continuar correndo no dia seguinte. O jogador deve se desviar de outros pilotos, e passar 200 carros no primeiro dia, e 300 carros nos dias posteriores.
Conforme o tempo passada no jogo, a visilidade também mudava. Quando era noite no jogo o jogador só conseguia ver as luzes da traseira dos carros. Conforme os dias passam, os carros se tornam mais difíceis de ultrapassar. O clima e o tempo do dia influenciam a jogabilidade. O clima pode criar caminhos de gelo que limitam o controle do veículo, ou um pedaço de neblina que reduz a visibilidade.
GALAXIAN:
Galaxian era um típico jogo de tiro lançado pela Namco em 1979. Nele você é uma nave que tem que atirar em um exército de aliens da esquerda para direita, e quando terminava vinha outro exércido mais desafiador.
O maior número de pontos "oficial" em um jogo de Galaxian foi atingido por Gary Whelan de Manchester, Inglaterra, em 13 de Agosto de 2004, quando ele conseguiu acumular um total de 399.290 pontos.
KRULL:
Krull é um jogo eletrônico baseado em filme de mesmo nome lançado pela Atari em 1983. Foi provavelmente o jogo ”adventure” mais completo já lançado para o vídeo game Atari 2600 nos quesitos roteiro, gráficos e som até então.
O objetivo de Krull era resgatar a princesa das garras de um grande monstro. Para tanto,o jogador deveria passar por uma longa jornada através de diferentes cenários e inimigos, para conseguir colher a “estrela mortal”, única arma capaz de destruir o monstro. Além disso, o jogador precisaria estar atento para encontrar o local onde o grande castelo – onde o monstro vivia e guardava a princesa – emergeria. Isso apenas acontecia ao amanhecer, em determinado local do jogo.
PAC MAN:
Um dos mais conhecidos games da história, Pacman foi lançado pela Atari em 1981. Seu sucesso rendeu diversas continuações e clones tanto para o console Atari 2600 como para outros sistemas de vídeo game e computador, como: Ms. Pacman, Jr. Pacman, etc. Até hoje são lançados jogos baseados em Pacman.
O jogo é simples. Você deve comer todos os pontinhos na tela sem que os fantasmas te alcancem. A cada fase o arranjo das paredes e a velocidade dos fantasmas aumenta.
PITFALL:
Pitfall! é um jogo eletrônico lançado pela Activision para o Atari 2600 em 1982. É um dos jogos mais vendidos para o Atari 2600, com mais de 4 milhões de cópias vendidas.
O jogador deve mover seu personagem, conhecido como Pitfall Harry, através de uma floresta tipo labirinto em uma tentativa de recuperar 32 tesouros em um período de 20 minutos. Nesse tempo ele deve derrotar a densa floresta, com suas cobras, morcegos e insetos.
No caminho Pitfall deve superar inúmeros riscos, incluindo poço de piche, areia movediça, buracos, troncos de árvore rolandos, cascavel, escorpião, fogo, morcego, e crocodilo. Harry pode pular sobre esses obstáculos, ou evitá-los de outras maneiras como escalar, correr e se abaixar na hora certa, e, em certos lugares, se balançar sob cipós.
PONG:
Os jogos para computador existem desde que os primeiros processadores foram desenvolvidos, mas Pong possui uma importância fundamental para a história do videogame. Não que ele tivesse gráficos espetaculares ou possuísse uma excelente jogabilidade, mas simplesmente por ser o primeiro videogame lucrativo da história dando início a uma indústria que movimentaria milhões.
O videogame Pong, criado por Nolan Bushnell e Ted Dabney, foi instalado num console ligado a um monitor e era movido a moedinhas.
Para testar a sua nova criação, os inventores deixaram a máquina em um bar em San Francisco, Califórnia. No dia seguinte, tiveram uma surpresa quando checaram a máquina e viram que ela estava lotada de moedas. Pong havia sido jogado durante toda a noite. Aquelas moedas mudaram toda a perspectiva que os criadores tinham em relação a seu invento. Aí estava o primeiro videogame lucrativo da história.
RIVER RAID:
River Raid é um jogo de video game para o console Atari 2600, criado por Carol Shaw, da empresa Activision, em 1982. É considerado um clássico e um dos jogos mais populares de seu tempo. Em certo ponto, inovou o gênero de jogos de tiro.
O jogador (ou até 2 jogadores, em turnos alternados) controla um avião que sobrevoa um rio. Ao contrário dos jogos de tiro até então, onde todo o jogo se passava em uma tela fixa, em River Raid a aeronave move-se verticalmente ao longo do rio, repleto de navios, helicópteros e aviões inimigos, com nível de dificuldade progressivo.
A velocidade do avião é regulada pelo jogador. Outra inovação foi a introdução de um tanque de combustível limitado, que obriga o jogador a reabastecer o avião nos postos espalhados pelo rio. Ainda é desconhecido alguém que tenha chegado ao final do jogo (corrigindo, no link a seguir está o final verdadeiro do jogo).
ROBOT TANK:
Robot Tank era um autêntico simulador, provavelmente um dos primeiros simuladores de video game. Foi criado pela Activision para o sistema Atari 2600, e foi lançado em 1983. O jogador tinha em suas mãos o controle de um moderno tanque de guerra computadorizado.
Esse veículo possuía quatro sensores,que eram ativados quando o tanque era parcialmente atingido pelo inimigo. A saber:
- sensor de visão: quando o tanque era parcialmente atingido no visor de campo, a tela começava a piscar, dificultando a visão do jogador no campo de batalha.
- Sensor do canhão: o jogador tinha seu poder de fogo limitado em 50%, dificultando dessa forma uma ação mais ofensiva.
- Sensor móvel: a mobilidade do veículo ficava seriamente comprometida, tornando o tanque um alvo fácil para os inimigos (especialmente na neve).
- Sensor do radar: o radar – localizado sempre na parte inferior da tela – parava de funcionar, não permitindo que o jogador localizasse o inimigo à longa distância.
- sensor de visão: quando o tanque era parcialmente atingido no visor de campo, a tela começava a piscar, dificultando a visão do jogador no campo de batalha.
- Sensor do canhão: o jogador tinha seu poder de fogo limitado em 50%, dificultando dessa forma uma ação mais ofensiva.
- Sensor móvel: a mobilidade do veículo ficava seriamente comprometida, tornando o tanque um alvo fácil para os inimigos (especialmente na neve).
- Sensor do radar: o radar – localizado sempre na parte inferior da tela – parava de funcionar, não permitindo que o jogador localizasse o inimigo à longa distância.
Além desses quatro sensores, o tanque- robô possuía outro sensor adicional, que informava ao jogador sobre as intempéries, como chuva, neblina, neve, etc.
SPACE INVADERS:
Em Space Invaders o jogador controla os movimentos da arma "Laser Base", um canhão laser que se movimento na parte inferior da tela. Da parte superior marcham em direção ao canhão aliens organizados em linhas. O objetivo do jogador é evitar que os aliens atinjam a parte inferior da tela, para essa tarefa o canhão possui munição infinita para atirar.
Ao acertar e destruir um número grande aliens os restantes começam a marchar mais rapidamente em direção ao jogador. Quando o jogador elimina todos os aliens uma nova formação é montada agora iniciando uma linha abaixo da formação anterior. Ocasionalmente uma nave surge voando na parte superior da tela e dá ao jogador pontos extras quando atingida.
jogue on-line: http://www.freespaceinvaders.org/welcome.html
ZAXXON:
Zaxxon é um jogo do vídeo game Atari 2600 criado em 1982 em uma parceria entre as então jovens empresas de informática Sega e Konami. Também foi fabricado para máquinas de fliperama. Zaxxon tinha como objetivo simular um jogo de nave de tiro em um cenário 3D que se sobrevoava em uma nave espacial.
O cenário era o espaço, havia bases e paredes, entre outras armadilhas tridimensionais que surgiam na tela.
Era possível movimentar a nave horizontal e verticalmente, mas não era possível aumentar sua velocidade. Pelo caminho surgiam vários inimigos e obstáculos, alguns no solo e outros no ar, cabendo ao jogador esquivar-se deles ou atirar neles.
VIDEOS:
JOGUE ATARI ON-LINE:
http://jogosdeatari.com.br
REFERÊNCIAS DESTA POSTAGEM:
http://littleangelsdomain.blogspot.com/2010/12/referencias-deste-site.html
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